quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Carteirada!


Projeto de meia-entrada é aprovado pela Comissão de Educação.
O projeto substitutivo da senadora Marisa Serrano que dispõe sobre a meia-entrada foi aprovada hoje (25/11) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do senado. A proposta obteve a unanimidade dos senadores. Agora o projeto segue para a discussão na Câmara dos Deputados. Segundo Marisa, "a meia-entrada é uma conquista dos estudantes e, felizmente, no entendimento de todos, foi preservada". Além disso, o benefício foi assegurado para pessoas com mais de 60 anos. Para Marisa, o "importante é que vamos debater o assunto sob a ótica da moralização do benefício aos estudantes e idosos no sentido de coibir a proliferação das falsas carteirinhas dos estudantes". Nesse aspecto, a medida contou com o apoio de toda a classe artística brasileira e do Ministério da Cultura. A principal mudança determinado pelo projeto de lei é que, caso seja aprovado em todas as instâncias legislativas e, posteriormente, sancionada pela presidência da república, haverá uma cota de 40% para o meio ingresso nas salas de cinema, em espetáculos de teatro e circo, em museus, parques e eventos educativos, esportivos e de lazer. Proposto pelos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Flávio Arns (PT-PR), o projeto também autoriza a criação do Conselho Nacional de Fiscalização, Controle e Regulamentação da Meia-Entrada e da Identificação Estudantil. O órgão, a ser criado pelo Executivo, terá a responsabilidade de definir os critérios para padronização e distribuição da identidade estudantil, entre outras atribuições.
Fonte: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=296953
25/11/2008 - 15:41 Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Por que não foi?



SÃO PAULO - Acaba amanhã o prazo para que alunos que faltaram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) encaminhem a justificativa de ausência. Os documentos serão analisados por uma comissão especial e a relação de nomes dos universitários desobrigados de prestar o Enade de 2008 será divulgada no "Diário Oficial" da União (DOU) até 28 de março.O modelo de pedido de dispensa está na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), na internet. O estudante deve expedi-lo junto com a declaração original de aluno regular, dada pela faculdade, e reprodução autenticada do documento que comprove o obstáculo para participação na prova.Os requerimentos de dispensa devem ser enviados somente pelos Correios. As solicitações não serão recebidas por fax ou e-mail. Será observado o dia da postagem da documentação. Só serão submetidos a análise os requerimentos que tenham todos os documentos e cumpram as condições necessárias fixadas pela Portaria 1.366, publicada no DOU no dia 13.O endereço para remessa dos pedidos de dispensa é Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), Comissão Especial de Análise e Julgamento de Dispensa - Enade 2008, Caixa Postal 8.549, Agência AC Setor Hoteleiro Sul, Quadra 2, Bloco B - Asa Sul, CEP: 70312-970 - Brasília - DF.
AE - Agencia Estado

domingo, 23 de novembro de 2008

Método Socrático

Estou aqui para comentar o trabalho que a turma de Didática do Ensino Superior realizou no dia 20 de novembro de 2008, quinta-feira, sobre o Método Socrático.
Inicialmente, a turma foi divida em três grupos distintos: perguntadores, respondedores e observadores (fiquei no grupo dos observadores). A partir daí, inciou-se uma intensa e produtiva troca de conhecimento.
Não sei se o fato de as perguntas terem sido tão bem formuladas, as respostas foram ricas de conhecimento empírico e técnico, o que demonstrou um domínio do assunto proposto pela professora Beth.
Como observador que fui, já manifestei em sala de aula o meu contentamento em ter participado de tão acalorado debate (foi o que se viu naquele dia).
Conforme dito por um colega, o trabalho foi digno de transmissão televisiva.
Espero poder participar de outras experiências acadêmicas de tamanha relevância.
Parabéns a todos que participaram desse belo trabalho!

sábado, 22 de novembro de 2008

O Sorriso de Mona Lisa


O filme o Sorriso de Mona Lisa foi objeto de um trabalho proposto pela professora Beth, o qual deveria ser postado no Blog com o fim de comentarmos os aspectos didáticos abordados no filme.

A história é ambientada na Faculdade Wellesley, que é voltada apenas para formação de moças bem comportadas e de boa família. Todo cotidiano da faculdade passa por uma modificação com a chegada da professora de história da arte Katrina Watson.
Katrina é uma professora muito motivada, que logo de início foi surpreendida por uma turma que sabia todo o conteúdo programático da disciplina, o que gerou um certo desconforto entre a professora e as alunas.
No decorrer do filme, foi possível detectar algumas particularidades no método de ensino emplementado por Katrina. Embora a trama desenvolva-se na década de 50 (cinqüenta), já observamos o uso de instrumentos inovadores ( para a época), ou seja, as aulas eram ministradas com auxílio de equipamento de projeção.
Outro ponto inovador (progressista) presente no filme é a possibilidade de participação das alunas no processo de aprendizagem. O método expositivo era incrementado com perguntas formuladas às alunas, que tinham a oportunidade de enriquecer a aula. Também era utilizado como alternativa à aula expositiva a discussão em grupo, o que conferia maior possibilidade de absorção do conteúdo.
No entanto, nem tudo era inovação. Como exemplo do tradicionalismo, destacamos a ingerência constante da direção da faculdade nas questões afetas à sala de aula. O ensino também era voltado para submissão feminina; era uma faculdade direcionada para formação de boas esposas.
Diante desse panorâma, Katrina, apesar das dificuldades, permaneceu fiel às suas convicções, tanto é que buscou estreitar as relação com suas alunas, incentivando-as a terem novas espectativas de vida.
Apesar de ter se empenhado em implementar significativas mudanças nos métodos e diretrizes da Faculdade Wellesley, Katrina não conseguiu incutir, por completo, esse espírito inovador em suas alunas.

Um Novo Tempo

Olá, hoje estou inciando uma nova etapa em minha vida. Com o incentivo da professora Beth, estou me tornando um "Blogueiro". Espero gostar dessa novidade e poder contribuir, de alguma forma, com a comunidade interessada em assuntos ligados ao mundo acadêmico. Logo, logo estarei postando meu primeiro trabalho, o qual versará sobre o filme o Sorriso de Mona Lisa. Sintam-se à vontade para comentar, com críticas ou elogios, os trabalhos aqui postados.