sábado, 22 de novembro de 2008

O Sorriso de Mona Lisa


O filme o Sorriso de Mona Lisa foi objeto de um trabalho proposto pela professora Beth, o qual deveria ser postado no Blog com o fim de comentarmos os aspectos didáticos abordados no filme.

A história é ambientada na Faculdade Wellesley, que é voltada apenas para formação de moças bem comportadas e de boa família. Todo cotidiano da faculdade passa por uma modificação com a chegada da professora de história da arte Katrina Watson.
Katrina é uma professora muito motivada, que logo de início foi surpreendida por uma turma que sabia todo o conteúdo programático da disciplina, o que gerou um certo desconforto entre a professora e as alunas.
No decorrer do filme, foi possível detectar algumas particularidades no método de ensino emplementado por Katrina. Embora a trama desenvolva-se na década de 50 (cinqüenta), já observamos o uso de instrumentos inovadores ( para a época), ou seja, as aulas eram ministradas com auxílio de equipamento de projeção.
Outro ponto inovador (progressista) presente no filme é a possibilidade de participação das alunas no processo de aprendizagem. O método expositivo era incrementado com perguntas formuladas às alunas, que tinham a oportunidade de enriquecer a aula. Também era utilizado como alternativa à aula expositiva a discussão em grupo, o que conferia maior possibilidade de absorção do conteúdo.
No entanto, nem tudo era inovação. Como exemplo do tradicionalismo, destacamos a ingerência constante da direção da faculdade nas questões afetas à sala de aula. O ensino também era voltado para submissão feminina; era uma faculdade direcionada para formação de boas esposas.
Diante desse panorâma, Katrina, apesar das dificuldades, permaneceu fiel às suas convicções, tanto é que buscou estreitar as relação com suas alunas, incentivando-as a terem novas espectativas de vida.
Apesar de ter se empenhado em implementar significativas mudanças nos métodos e diretrizes da Faculdade Wellesley, Katrina não conseguiu incutir, por completo, esse espírito inovador em suas alunas.

Nenhum comentário: